top of page

TÍTULOS PÚBLICOS

São títulos emitidos pelo Governo, por meio do Tesouro Nacional, com a finalidade de captar recursos para o financiamento da atividade pública. Em função disso, são vistos pelo mercado como de baixo risco.

Investimento que pode estar na carteira de investidores de todos os perfis, sendo considerado um investimento de Renda Fixa, com rentabilidades pós-fixadas ou pré-fixadas.

Na XP Investimentos, tanto o investidor Pessoa Física como Pessoa Jurídica podem adquirir Títulos Públicos, oferecidos pela corretora, sem cobrança de taxa de custódia. A quantidade mínima, ao negociar pela plataforma da XP, é de 1 título.

Solicite ao seu Assessor de Investimentos uma relação dos títulos públicos disponíveis, pois na plataforma do cliente eles não aparecem para compra.

Além disso, como correntista da corretora, o cliente pode acessar o Tesouro Direto, e adquirir títulos, mas neste caso com taxa de custódia,de 0,3% sobre o valor total investido, cobrada pela B3 (BM&F e CETIP), que é a custodiante.

Os Títulos Públicos são categorizados de acordo com a rentabilidade, conforme segue:

Tesouro Selic - LFT

Tesouro IPCA com Juros Semestrais - NTN B

Tesouro IPCA+ (juros e principal no vencimento) - NTN B Principal

Tesouro Pré-fixado juros semestrais - NTN-F

Tesouro Pré-fixado (juros e principal no vencimento) - LTN

A relação entre taxa de juros e preço unitário é inversamente proporcional. Quando a taxa de juros cai, o preço sobe. Quando a taxa de juros sobe, o preço cai. E essa variação será tanto maior quanto maior for o prazo remanescente do título.

TABELA DO IMPOSTO DE RENDA REGRESSIVO

TABELA DO IOF REGRESSIVO

Conheça mais sobre Títulos Públicos

bottom of page