O Mercado de Opções

Opções - Conceitos Gerais

 

Contrato que garante o direito de compra ou de venda de um determinado ativo dentro de um prazo estipulado, a um valor prefixado.


No mercado de opções, o que se negocia diariamente é o preço de cada opção, que chamamos de prêmio. A opção, apesar de negociada na forma de um título, é uma espécie de seguro, para que os investidores possam garantir preços futuros tanto para compra como para venda de ações.

 

As opções vencem toda terceira segunda feira do mês. Após o vencimento, a opção perde seu valor.

 

Podem ser de compra ou de venda, mas no Brasil praticamente só se utiiza opção de compra, pois a opção de venda é pouco usada e não tem liquidez.

 

Opção de compra, também conhecida como call, é o direito de comprar uma determinada ação-objeto até uma pré-determinada data futura, pelo preço estabelecido (preço de exercício) no contrato da opção de compra.

 

O comprador de uma opção de compra, paga à vista o prêmio, adquirindo o direito de comprar no futuro a ação-objeto ou índice, pelo preço de exercício fixado, na (até a) data de vencimento da opção. O vendedor da opção de compra (lançador), recebe à vista o prêmio correspondente à venda da opção, ficando obrigado a vender a ação-objeto pelo preço de exercício fixado, desde que o comprador exerça o seu direito de compra dessas ações na (até a) data de vencimento da opção.

 

Quando o comprador da opção não vier a exercer o seu direito de compra até a data estabelecida, o que ocorre sempre que o preço da ação no mercado à vista ficar abaixo do preço do exercício fixado, este perde o prêmio anteriormente pago, ficando o vendedor da opção com esta importância, sem qualquer compromisso adicional.

 

Introdução ao Mercado de Opções

Nomenclatura e Vencimentos

 

Como nas ações, os códigos Bovespa das opções começam com o código da empresa, como por exemplo “VALE”.

Imediatamente após o código se encontra a letra que designa o tipo e o mês de vencimento da opção, segundo a tabela abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após o tipo/mês de expiração da opção, aparecem 2 números que, em geral, designam o preço-alvo (strike) teórico de exercício da opção. Teórico porque o valor de exercício das opções sofre ajustes com a distribuição de proventos e/ou desdobramentos/agrupamentos que ocorrerem no período.

Deve-se efetuar uma consulta na corretora ou a na própria Bovespa antes de operar para saber qual ação está associada às opções e qual o preço de exercício: séries autorizadas de opções

Introdução às regras

Trava de Baixa

 

A trava de baixa é estruturada através da compra de uma opção e a venda de outra com a mesma data de vencimento e quantidade. A operação é ideal para o investidor que acredita que o papel desvalorizará até a data de vencimento da opção, podendo assim, ter lucro com sua estratégia. Essa operação necessita de uma chamada de margem, ou seja, uma garantia financeira para o tipo de investimento. O valor da garantia deve ser igual à diferença entre os strikes (preço de exercício) das opções multiplicado pela quantidade negociada.

Trava de Alta

 

A trava de alta é estruturada através da compra de uma opção e a venda de outra com a mesma data de vencimento e quantidade. A operação é ideal para o investidor que acredita que o papel valorizará até a data de vencimento da opção, podendo assim, ter lucro em sua estratégia.

Borboleta

Condor

As operações com opções, por envolverem riscos maiores, não são recomendadas para iniciantes na bolsa de valores.

Todo investimento em mercado de renda variável é de risco e ganhos obtidos anteriormente não são garantia de ganhos no futuro.

ENDEREÇO: 

R. Epitácio Piedade, 252 - Sala 2

V. Ophelia

ITAPEVA - SP

CEP 18.400-817

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

SIGA-NOS

TELEFONES PARA CLIENTES: 

Capitais                            4003 3710

Demais Regiões:     0800 880 3710

Itapeva:                    (15) 3522 4517

Celular                  (15) 9 9768 1965

TELEFONES PARA NÃO CLIENTES:

SP                             (11) 3280 4517

RJ                             (21) 4042 4517

Interior                     (15) 3522 4517

Celular                  (15) 9 9768 1965

LINKS 

OUVIDORIA XP 0800 722 3710